segunda-feira, 27 de junho de 2011

HISTÓRIA DO PAÇO ALFANDEGA:HOJE UM GRANDE SHOPPING, QUE CONSERVA O PASSADO EM SUAS PAREDES..

  UM PEQUENO RESUMO DA HISTÓRIA DO PAÇO ALFANDEGA QUE HOJE É UM SHOPPING DE ULTIMA GERAÇÃO ONDE ABRIGA TAMBEM UMA GRANDE LIVRARIA: A CULTURA, COM ÓTIMOS RESTAURANTES, MUITAS LOJAS E MUITO CONFORTO E COM UMA VISTA PRIVILEGIADA DO RECIFE.......
ADRIANA LÚCIA FEZ UM PEQUENO PASSEIO PELA HISTÓRIA DESTE IMPORTANTE MONUMENTO PARA HISTÓRIA DE PERNAMBUCO............

 Datado de 1732, o prédio abrigou o convento dos padres da Ordem de São Felipe de Néri. Apenas 100 anos depois se tornou a Alfândega de Pernambuco. Mas, vale lembrar que a mesma já existia desde 1534, sendo Olinda o seu local de origem, numa época em que a capitania pernambucana participou positivamente do ciclo da cana-de-açúcar, ocupando um lugar de destaque na produção e comercialização no mercado europeu. Depois de transferida para o edifício que abrigava o convento na Rua da Madre de Deus, a Alfândega se destacou por ser um lugar mais seguro e amplo, perto das atividades portuárias. Como que para deixar marcas na história da cidade, o lugar sofreu um incêndio em 1922, se transformando tempos depois em armazém utilizados por usineiros de açúcar.
Hoje, tombado como Patrimônio Histórico Nacional, a antiga Alfândega de Pernambuco é um dos pontos turísticos mais visitados do Recife, por ser um monumento representativo e de referências culturais da história que construiu a cidade.


 PAÇO ALFANDEGA SÉC.XVIII            PAÇO ALFANDEGA SÉC.XXI
Foto extraída do site: memorialpernambucano.com.br                Arquivo: Governo do Estado de Pernambuco
obs:ANTES DE SE CHAMAR PAÇO ALFANDEGA ERA CHAMADO DE PAÇO DO AÇUCAR, LUGAR ONDE SE CONTAVAM AS SACAS DE AÇUCAR QUE SAIAM DE PERNAMBUCO....O OURO BRANCO COLONIAL.....
SIGNIFICADO DE ALFANDEGA NO DICIONÁRIO PORTUGUES =
Administração pública que fiscaliza as mercadorias que entram ou saem do país e cobra as taxas de importação e exportação; aduana.
Casa ou recinto onde funciona essa repartição.
Alfândega (do árabe al-fundaq, "hospedaria", "estalagem") ou aduana (do árabe ad-dīwān, "registro", "escritório") é uma repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes, responsável, inclusive, pela cobrança dos tributos pertinentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário